Título: Audiência de testemunhas será realizada só em agosto
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/04/2006, Nacional, p. A20

A Justiça marcou para agosto a audiência das testemunhas de acusação do suposto esquema de propinas na administração Celso Daniel (PT), prefeito de Santo André morto em janeiro de 2002. Serão ouvidas 6 pessoas, entre elas a empresária Rosângela Gabrilli, que alega ter sido vítima de extorsão, e o médico João Francisco Daniel, irmão de Celso, que afirma ter ouvido de Gilberto Carvalho, secretário particular do presidente Lula, que parte do dinheiro da corrupção financiava campanhas do PT.

A audiência deveria ter sido realizada terça-feira na 1ª Vara Criminal, mas um acidente provocado por uma retroescavadeira estourou a caixa de luz do fórum e provocou adiamento da sessão. O acidente está sendo investigado pelo Ministério Público. A máquina pertence à Projeção Engenharia.

Os proprietários da Projeção foram denunciados anteriormente pela promotoria por supostas irregularidades no processo de instalação de placas de concreto no fórum de Santo André. Mas a Justiça rejeitou a acusação, conforme decisão da 2ª Vara Criminal.

Os promotores sustentam que o empresário Ronan Maria Pinto, réu na ação da propina, seria o verdadeiro dono da Projeção. Carlos Brickmann, assessor de imprensa de Ronan, nega categoricamente que o empresário seja dono da Projeção e que ele tenha envolvimento no esquema sob investigação. Brickmann também informou que Elaine Matheus da Silva é advogada do empresário, e não juíza da 1ª Vara como havia sido divulgado pelo MP.