Título: Ex-ministro vai depor à polícia em Brasília
Autor: Fausto Macedo
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/04/2006, Nacional, p. A8

Depoimento a delegado de Ribeirão Preto será na próxima semana

O ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci será ouvido pela polícia na próxima semana, entre quarta e quinta-feira, no inquérito que apura envolvimento em supostas irregularidades na sua gestão na prefeitura de Ribeirão Preto. A decisão foi tomada ontem pelo delegado Benedito Antonio Valencise, que preside o caso e deve indiciá-lo por crimes de corrupção, peculato e formação de quadrilha.

O delegado ouvirá o ex-ministro em Brasília. Participarão da audiência promotores de Justiça de Ribeirão que investigam Palocci em ao menos 25 procedimentos relativos a obras e projetos que teriam violado a Lei de Licitações.

Valencise está convencido de que o ex-ministro é responsável direto por "graves prejuízos" aos cofres públicos de Ribeirão quando exerceu seu segundo mandato como prefeito, de 2001 a 2002. O delegado mapeou contratos referentes a varrição e coleta de lixo firmados na gestão Palocci e na de seu sucessor, Gilberto Maggioni.

Para Valencise, as planilhas de medições de áreas de varrição foram adulteradas, proporcionando pagamentos a mais em favor da Leão Leão, maior doadora de campanha de Palocci na eleição de 2000. Parte do dinheiro desviado, suspeita ele, teria sido destinada ao PT.

Ontem, Valencise recebeu José Roberto Batochio, defensor do ex-ministro. Segundo o advogado, "não é nenhum privilégio" seu cliente ser ouvido em Brasília e não em Ribeirão. Ele anotou que o Código de Processo Penal prevê que acusados podem ser ouvidos por carta precatória onde moram. Batochio examinou o inquérito, de 74 volumes. "Não há absolutamente nada que o incrimine." Assinalou que nenhuma gravação, feita com autorização judicial, captou conversas de Palocci ou citação a seu nome.