Título: Star Alliance tem plano de emergência
Autor: Isabel Sobral
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/04/2006, Economia & Negócios, p. B20,21

Empresas dizem que passageiros não serão prejudicados pela crise

A companhia aérea TAP e a Star Alliance têm planos de contingência para responder às necessidades dos seus passageiros caso ocorra uma interrupção nos serviços da Varig, informou o Jornal de Negócios, de Portugal. O presidente da TAP, Fernando Pinto, disse ontem que o fato de sua companhia ter planos para uma eventual paralisação da Varig é um procedimento normal.

A Varig é responsável, a partir do compartilhamento de vôos (code-share), pelo transporte no Brasil dos passageiros da TAP e de outras companhias integrantes da Star Alliance, que é hoje o principal mercado da empresa portuguesa. O plano consistiria em reforçar os vôos para transportar os passageiros da Star Alliance.

No entanto, Fernando Pinto reafirmou que confia na recuperação da Varig. Quando se agravaram os problemas financeiros da companhia brasileira, em meados do ano passado, a TAP foi a empresa escolhida pela Star Alliance para apoiar a Varig. A TAP chegou inclusive a apresentar um plano de recuperação para a empresa.

Pinto não afasta hoje a hipótese de a TAP fazer uma proposta para a gestão da Varig, mas um eventual envolvimento financeiro na companhia brasileira somente ocorrerá quando ela tiver passado por um processo de reestruturação.

Já o presidente da Star Alliance, Jaan Albrecht, observou que existem mecanismos de salvaguarda dos passageiros em caso de ruptura nos serviços da Varig. Albrecht também reafirmou sua confiança na capacidade da Varig superar as dificuldades e lembrou os sucessos alcançados por outras empresas da Star Alliance também envolvidas em processos de recuperação judicial: Air Canada, United e US Airways.