Título: Polícia investiga bando que lesava aposentados
Autor: Paulo Baraldi
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/04/2006, Economia & Negócios, p. B15

A 36 ª Delegacia de Polícia Civil, na Vila Mariana, investiga o envolvimento de funcionários de empresas financeiras, prestadoras de serviços do Banco Schahin, em operações de crédito fraudulentas. Há cerca de dois meses, a instituição verificou a existência de no mínimo quatro casos suspeitos. Cinco funcionários de uma corretora estão sendo investigados.

Segundo informações do banco e da Polícia Civil, a quadrilha agia com documentos falsos de aposentados e pensionistas do INSS, a partir de dados captados na própria financeira. Depois de obtidos os empréstimos, as parcelas eram debitadas dos aposentados direto na fonte. Isso levou a polícia a rastrear as operações e identificar os suspeitos, ainda não divulgados.

Os investigadores da 36ª acreditam que de 8 a 12 pessoas estejam envolvidas nas fraude. No entanto, outras quadrilhas podem ter praticado o mesmo crime contra os aposentados nos últimos meses, em São Paulo.

Guilherme San Juan Araújo, advogado do Banco Schahin, procurou a polícia para prestar queixa contra os envolvidos. "Nós somos vítimas, assim como os aposentados", disse ele.