Título: "Silvio é livre para falar o que bem entender", diz Lula
Autor: Christiane Samarco e Gerusa Marques
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/05/2006, Nacional, p. A4

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou na manhã de ontem o isolamento, num sítio no vilarejo de Santo Antônio do Leite, a 90 quilômetros de Belo Horizonte, para demonstrar tranqüilidade em relação à entrevista de Silvio Pereira, ex-secretário-geral do PT. Depois de dois dias de descanso, Lula foi até o portão da propriedade cumprimentar moradores e conversar com os jornalistas sobre o suposto esquema do partido, contado por Silvinho em entrevista ao jornal O Globo, publicada ontem, de arrecadar R$ 1 bilhão em parceria com o empresário Marcos Valério.

"A mim não preocupa", disse o presidente. "Ele (Silvio) é livre para falar o que bem entender." Acompanhado do ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, dono do sítio, e da primeira-dama, Marisa Letícia, o presidente ressaltou que não leu jornais nem assistiu televisão no final de semana. Mas ele foi avisado do conteúdo da entrevista pelo seu chefe de gabinete, Gilberto Carvalho. "Vou me inteirar das coisas na segunda-feira (hoje), quando volto a trabalhar", afirmou Lula. "Estou bem, estou descansando", disse a uma pergunta se a permanência em Minas Gerais estava sendo agradável. Ao deixar a propriedade, Lula e Marisa foram de charrete até o ponto onde estava o helicóptero, que os levou até a Base Aérea de Belo Horizonte. De lá, tomaram o avião presidencial.

No portão, Lula levantou do chão e beijou a menina Rebeca Fagundes, de cinco anos. Depois, conversou com um grupo de mulheres da comunidade do Catete, de Santo Antônio do Leite. Pouco antes, assessores levaram duas delas para conhecer o presidente e dona Marisa no interior da propriedade. "Ele (Lula) pediu para a gente não chorar e que nunca descansou tanto como no sítio", relatou a moradora Júlia Mareia Ferreira. O presidente chegou a Ouro Preto na sexta-feira, para inaugurar uma linha turística de trem maria fumaça, de 18,7 quilômetros, até a cidade de Mariana.

Com 22 hectares, o sítio Vila do Carvalho possui três casas, sendo duas de hóspedes, trilha para caminhadas, uma ampla área de grama e pista para quadriciclos. Na casa maior, o presidente pôde conhecer a adega de vinhos importados de Walfrido, uma moderna sala de vídeo e a sala da lareira.

Da noite de sexta, quando chegou ao local, até a tarde de ontem, Lula e a primeira-dama contaram ainda com uma piscina aquecida a 28º graus em média e uma banheira de hidromassagem com temperatura de 38º graus, ao ar livre, para 15 pessoas.

Walfrido contou a repórteres que Lula saboreou doses da cachaça Havana, produzida em 1998 no município mineiro de Salinas. O cardápio servido no final de semana ao presidente e a Marisa foi variado. No almoço de ontem, o ministro mandou fazer um leitão "light", criado na cidade de Ponte Nova.