Título: Suplicy sugere pronunciamento
Autor: Christiane Samarco e Gerusa Marques
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/05/2006, Nacional, p. A4

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse ontem em São Paulo que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve se pronunciar sobre as novas denúncias do mensalão e ir ao Congresso para prestar esclarecimentos. Suplicy afirmou aos jornalistas ter feito a sugestão diretamente a Lula - que teria descartado a possibilidade.

"Eu acho natural que o presidente faça um pronunciamento e explique as coisas como elas são. Eu fiz essa sugestão, mas ele não achou boa", relatou Suplicy.

De acordo com o senador, Lula teria explicado que prefere se pronunciar somente durante a campanha. "Eu falei já para o presidente: Que tal, você poderia ir lá e conversar? Ele pensou um pouco e falou: Eu vou falar na campanha." Para o senador, Lula poderia aproveitar a mensagem que é encaminhada todos os anos ao Congresso - tarefa que, nos últimos anos, ficou a cargo do ministro da Casa Civil.

O senador Aloizio Mercadante (PT-SP), que encontrou Suplicy logo depois, foi contra a proposta do companheiro. "Na entrevista, (Silvio) repete mais uma vez o que todas as investigações comprovaram: que não há nenhuma responsabilidade do presidente Lula. Não só não há responsabilidade como, mais do que isso, se houve alguma tentativa de prejudicar o interesse público em operações escusas, o governo não permitiu que acontecesse. E isso é mais um mérito do presidente."