Título: Candidatos assediam Quércia
Autor: Mariana Caetano e Ricardo Brandt
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/05/2006, Nacional, p. A6

A ex-prefeita Marta Suplicy e o senador Aloizio Mercadante declararam-se dispostos ontem a negociar a vaga de vice na chapa petista para o governo do Estado com o PMDB do ex-governador Orestes Quércia. A iniciativa, porém, atropela a política de alianças aprovada no encontro estadual da legenda. Apenas o PC do B e o PSB são tratados como aliados estratégicos. Em documento avalizado em dezembro, o quercismo e o malufismo são definidos como "forças políticas tradicionais no Estado, nascidas na corrupção e no autoritarismo".

Na quinta, o presidente do PT, Ricardo Berzoini, e o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, procuraram Quércia. A pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apresentaram a proposta de uma coligação nacional e também no Estado. Na mesa, a hipótese de apoio à candidatura do ex-governador ao Senado ou a vice.

O primeiro petista a encontrar-se com Quércia para tratar do assunto, há algumas semanas, foi José Dirceu.

No último fim de semana, o encontro nacional do PT autorizou a cúpula da legenda a negociar coligações com todos os partidos da base aliada ao governo. Para atender a Lula, a direção da legenda em São Paulo terá de aprovar uma nova política de alianças. Isso deve ocorrer apenas na convenção da legenda, em meados de junho.

A costura das coligações no Estado está atrasada. Além do assédio ao PMDB, apenas as conversas com o PC do B progrediram. Ainda assim, como forma de garantir um palanque duplo para Lula e forçar o 2º turno contra José Serra, alguns petistas estimulam o lançamento de uma frente formada por peemedebistas e comunistas. O deputado Aldo Rebelo seria candidato ao Senado numa parceria com Quércia governador, ou o inverso. Essa hipótese, entretanto, é tida como improvável pela maioria da direção do partido.

Marta e Mercadante têm se esforçado para evitar atritos com Quércia. O ex-governador tem arestas a aparar com ambos. Com Marta, resta o desgaste da aliança naufragada em 2004, quando Quércia queria indicar o candidato a vice-prefeito. Já Mercadante foi seu adversário na disputa pelo Senado, em 2002.