Título: Para Portugal, agora só vôos de empresa estrangeira
Autor: Isabel Sobral
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/04/2006, Economia & Negócios, p. B13

A Varig anunciou ontem o fim dos vôos para Portugal, já a partir de maio, reduzindo para 11 o número de destinos internacionais operados pela companhia. A empresa continuará vendendo e emitindo bilhetes para Lisboa, mas os vôos serão realizados em aviões da aérea portuguesa TAP, num acordo de vôos compartilhados. A empresa afirma que os passageiros que já tiverem comprado bilhetes não terão prejuízo e voarão normalmente pela TAP.

De acordo com a empresa, o fim do vôo para Lisboa faz parte do plano de reestruturação, com o remanejamento da frota para rotas mais rentáveis.

Trata-se do segundo destino internacional que a Varig cancela nos últimos quatro meses. No final do ano passado, a empresa também parou de voar para Tóquio, vôo que fazia escala em Los Angeles. O destino se tornou pouco rentável depois dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.

Com a saída da Varig, as ligações entre Brasil e Portugal passam a ser feitas com exclusividade por uma empresa estrangeira. A BRA possui autorização para voar regularmente para Portugal desde o final do ano passado, mas ainda não fez seu vôo inaugural. A Varig operava um vôo diário para Lisboa e sua interrupção deverá contribuir para reduzir ainda mais sua participação no mercado internacional, que foi de 69,6% em março. Há um ano, essa participação passava de 80%.