Título: Juiz confirma afastamento de Bottini no novo plano de gestão
Autor: Isabel Sobral
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/04/2006, Economia & Negócios, p. B13

Consultoria Alvarez & Marsal será responsável pela reestruturação

O juiz que conduz o processo de recuperação judicial da Varig, Luiz Roberto Ayoub, confirmou ontem que o presidente da empresa, Marcelo Bottini, foi afastado da gestão interina do plano de recuperação da companhia, a pedido do fundo de pensão Aerus e de outros credores. Isso permite que consultoria americana Alvarez & Marsal indique, com a concordância do Banco Brascan, o nome do gestor do plano, como adiantou ontem o Estado. Bottini continua ocupando a presidência executiva da Varig, pelo menos por enquanto.

Após as declarações da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, que atribuiu a crise da companhia a sucessivos erros de gestão, o juiz afirmou que é hora de deixar de lado a discussão sobre culpados e que "todos os envolvidos" devem partir para a busca de soluções. "Vamos botar uma pedra no passado. É importante acabarmos com essa história de quem é culpado. Todos temos responsabilidade e ponto final."

Ele disse que não estava criticando a ministra. "Cada um tem sua responsabilidade. Não tenho nenhuma autoridade de ficar criticando quem quer que seja. A ministra Dilma falou o que acha que deveria falar, deve ter seus fundamentos."

O pedido do Aerus para afastamento de Bottini da gestão, conforme parecer do Ministério Público, foi feito com o objetivo de antecipar a "gestão profissional das companhias" em recuperação. À tarde, a Varig confirmou que o executivo continua na presidência da empresa e informou que as notícias sobre "suposta troca de comando" são "precipitadas, imprecisas e não procedem".

Segundo fontes que acompanham o processo, porém, a Alvarez&Marsal deverá também assumir a gestão profissional da Varig, em prazo ainda não definido, indicando novos diretores.

Outra hipótese é a VarigLog concretizar a compra da companhia e assumir a direção.

Ayoub informou que o Superior Tribunal de Justiça definiu que a 8ª Vara Empresarial é responsável pelas decisões ligadas ao caso Varig, até o julgamento final da análise do conflito de competência com a Justiça do Trabalho. Ficará a cargo do juiz decidir o arresto de bens da Varig determinado pela Justiça do Trabalho terá ou não validade.

Ayoub também salientou que não adianta, neste momento, ficar "revolvendo o tempo". Chegou a citar que o Executivo vem dando contribuições, destacando as preocupações com os empregos na companhia e o papel da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).