Título: Tabaré ameaça para conseguir apoio do Mercosul
Autor: Marina Guimarães
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/04/2006, Economia & Negócios, p. B9

A advertência do presidente uruguaio, Tabaré Vázquez, de que "assim como está, o Mercosul não serve", dando a entender que poderia deixar o bloco, foi classificado pela chancelaria argentina como manobra de negociação. "Há muito ruído, muita especulação" sobre o assunto e "não acredito" que o Uruguai abandone o bloco, disse um importante diplomata argentino.

Tabaré reiterou em Assunção que o Mercosul "não serve" para os objetivos de seu país e que existem "severos problemas e grandes dificultades" no bloco. Segundo a fonte, o Uruguai quer pressionar "para o Mercosul adotar uma posição mediadora em um conflito estritamente bilateral", referindo-se à disputa entre Argentina e Uruguai por causa da construção de duas plantas de papel e celulose às margens do Rio Uruguai, que separa os dois países. Tabaré quer uma reunião extraordinária do Conselho do Mercosul para discutir as perdas que o Uruguai sofre com os bloqueios das rodovias.

Os governos brasileiro e chileno já manifestaram preocupação com o assunto. Mas o governo de Néstor Krichner considera o tema bilateral e é contra o envolvimento de outros países.