Título: Anatel critica falta de planos do governo para a TV
Autor: Lisandra Paraguassú
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/04/2006, Economia & Negócios, p. B8

O governo está definindo o padrão de TV digital sem ter estabelecido o que quer da TV no futuro. A avaliação é de um dos cinco conselheiros da Agência Nacional de Telecomunicações(Anatel), José Leite, que participou dos debates técnicos sobre a questão do novo modelo. "O Brasil queimou etapas na definição de seu padrão e agora vai definir um modelo sem ter um plano de negócios para o setor."

O conselheiro participa de reuniões na União Internacional de Telecomunicações (UIT) e deixa claro que tanto o modelo americano, japonês ou europeu poderiam ter sido adequados para o Brasil. "Tudo depende do que o que o País quer com a TV digital."

Para ele, se o objetivo do Brasil era só uma TV de alta definição, o padrão americano bastava. "Mas se queremos diversidade na difusão ou mobilidade na recepção dos sinais, a escolha seria outra.O problema é que pulamos etapas. A Anatel havia feito a avaliação técnica. Mas ai o tema foi retirado da agência e, em vez de ter sido definido um plano de negócios, passamos diretamente a tratar da barganha e do que ganharíamos."