Título: 'Europa não quer ser cobrada', diz Hugueney
Autor: Lisandra Paraguassú
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/04/2006, Economia & Negócios, p. B6

O governo brasileiro acusa a Europa de tentar cancelar uma reunião ministerial no final do mês para debater o impasse nas negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC). "A Europa não quer a reunião, pois sabe que será cobrada a apresentar alguma flexibilidade na abertura de seu setor agrícola", afirmou o embaixador do Brasil na OMC, Clodoaldo Hugueney.

Os governos decidiram, no encontro de dezembro em Hong Kong, que um novo encontro no final de abril seria para os países completarem a negociação que não foi concluída na época por falta de entendimento entre as autoridades.

Brasil e Estados Unidos queriam uma maior abertura do mercado europeu para produtos agrícolas. Bruxelas exigia que os países emergentes promovessem cortes de tarifas de importação para produtos industriais e serviços.

Sem um acordo, o processo foi adiado para este mês - e nada indica que os países chegarão a um entendimento. Mas Brasil e Japão insistem que uma reunião de ministros não pode ser simplesmente cancelada.

Segundo Hugueney, até os americanos, que acabam de mudar o representante de Comércio do país, estão dispostos a participar da reunião da OMC e apresentaram proposta para calcular a expansão de cotas de importação para produtos sensíveis, entre eles carnes e açúcar.

"Vamos avaliar com calma e semana que vem debateremos as idéias como o G-20 (bloco de países emergentes)", afirmou Hugueney. Segundo ele, porém, as novas idéias não serão suficientes para superar as diferenças entre os países em outros temas.