Título: Fiocca anuncia a nova diretoria do BNDES
Autor: Adriana Chiarini
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/04/2006, Economia & Negócios, p. B4

Novo presidente reafirma prioridades aos projetos de inovação e infra-estrutura

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Demian Fiocca, anunciou a nova diretoria da instituição, prometendo dar continuidade ao trabalho do seu antecessor, o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Ele reafirmou como prioridades inovação e infra-estrutura e prometeu seguir as diretrizes da nova política operacional do banco, divulgada no início do ano. "A diretoria atual tem o desafio de implantar essa nova política", disse.

Ele informou que o diretor de Crédito, José Roberto Fiorêncio, foi convidado por Mantega para integrar sua equipe em Brasília. O novo diretor dessa área é Élvio Gaspar, que era chefe de Gabinete de Mantega quando este presidia o BNDES.

A Diretoria Financeira e de Mercado de Capitais, que na gestão anterior era ocupada pelo atual secretário do Tesouro, Carlos Kawall, foi dividida em duas. A parte de estruturação de operações mais sofisticadas que as de crédito simples e mercado de capitais ficará com o novo diretor Eduardo Rath Fingerl, funcionário do BNDES, que já tinha sido diretor da instituição entre 1996 e 2000. A área ligada à captação de recursos e contabilidade ficará com Maurício Borges Lemos, que está na diretoria do banco desde 2003, na gestão de Carlos Lessa. Lemos continua responsável pela área de Operações Indiretas e assumirá também a área administrativa, tendo transferido a Social para Gaspar.

O vice-presidente do BNDES será Armando Mariante, que já era diretor para as áreas industrial e de exportações e acumulará essas funções.

Superintendente de Insumos Básicos na administração anterior, Wagner Bittencourt passa a diretor dessa área e da de Infra-Estrutura, que antes cabia a Demian Fiocca. Antonio Barros de Castro continua como diretor de Planejamento. Quando Kawall foi para o Tesouro, o superintendente de Mercado de Capitais, Fábio Sotelino, tinha assumido interinamente a direção.