Título: Líder sem-terra é atingido de raspão por tiro disparado pela Polícia Militar
Autor: Angela Lacerda
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/04/2006, Nacional, p. A12

O líder do MST Jaime Amorim e um assentado da Comissão Pastoral da Terra (CPT) foram atingidos de raspão por tiros disparados por policiais militares na marcha de abertura do 2º Fórum Social Brasileiro, à noite, no Recife. Um cinegrafista da TV Mangue foi espancado por PMs e ao menos um policial apanhou dos sem-terra.

Amorim contou que discursava num carro de som quando 3 PMs entraram de moto no ato, provocando tumulto. Ele disse que ouviu "quatro ou cinco tiros" de um policial. Um acertou seu polegar direito e outro, o cotovelo esquerdo de Fábio dos Santos Pereira, ligado à CPT. Eles prestaram queixa na delegacia de Santo Amaro.

Segundo a assessoria da PM,policiais tentavam prender um marginal infiltrado na marcha e Amorim desceu do carro de som pensando que a PM queria prender militantes do MST. O capitão Dímerson Mendes, do 16º Batalhão, tentou esclarecer o mal-entendido, mas foi espancado. Ele está internado no Hospital da Unimed. O soldado do Batalhão de Trânsito Antony Jurema Veríssimo foi atendido no Hospital da PM com uma lesão na clavícula e recebeu alta. Ele dirigia uma moto e teria sido derrubado pelos manifestantes. A PM ainda apura o caso.

O MST informou que 6 sem-terra se machucaram na confusão. A organização do fórum vai apresentar hoje uma carta de repúdio à ação da PM.