Título: Marcha pressiona Justiça em Alagoas
Autor: Angela Lacerda
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/04/2006, Nacional, p. A12

Cerca de 4 mil trabalhadores sem-terra, que saíram de Maceió na última terça-feira, chegaram ontem pela manhã em Atalaia, a 48 quilômetros da capital. A Marcha Pela Vida, como foi batizada a caminhada organizada pelos quatro movimentos sociais que atuam no Estado de Alagoas (MST, CPT, MTL e MSLT), protesta contra a violência no campo.

Assim que chegaram em Atalaia, os manifestantes se dirigiram à porta do fórum da cidade, onde tentaram agendar reunião com representantes da Justiça para discutir o assassinato do trabalhador rural Jaelson Melquiades, morto a tiros num assentamento que está localizado no município.

Integrantes do Centro de Gerenciamento de Crise da Polícia Militar, que acompanham a marcha, informaram que a situação é de normalidade porque os manifestantes buscam o apoio da população.

A Marcha Pela Vida faz parte também das várias manifestações nacionais que tiveram início no dia 17 - Dia Internacional da Luta Contra a Violência no Campo.

Em Alagoas, as manifestações culminam na chegada em Atalaia, que é um dos fortes pontos de conflito agrário do Estado.

De acordo com o coordenador do Movimento dos Sem-Terra (MST) José Carlos Silva a visita a Atalaia será um ato simbólico e não há orientação para invasões.