Título: Câmara apura sumiço de tratores em cooperativa
Autor: Angela Lacerda
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/04/2006, Nacional, p. A12

A Câmara de Teodoro Sampaio apura o desaparecimento de 52 tratores e 10 caminhões doados há 7 anos pelo governo federal à Cooperativa dos Assentados da Reforma Agrária no Pontal do Paranapanema (Cocamp), que o MST administra. A comissão especial de inquérito (CEI) que investiga o não funcionamento de unidades agroindustriais da cooperativa descobriu que parte da frota foi vendida, furtada ou transferida a terceiros.

"Boa parte da frota simplesmente sumiu", contou o presidente da CEI, vereador Cláudio Evangelista (PL). Ele disse que alguns tratores foram vendidos a fazendeiros da região, um veículo foi furtado, um trator foi deixado numa retífica de Presidente Prudente há dois anos e pelo menos um veículo foi arrendado para a prefeitura, o que seria irregular.

A CEI, segundo Evangelista, foi aberta porque a prefeitura doou área de 363 mil metros quadrados para a cooperativa em 97, sob a condição de que desse empregos, mas "as instalações nunca funcionaram, estão deteriorando".

O Ministério Público Estadual e a Procuradoria da República também investigam a Cocamp. Seus dirigentes não foram encontrados ontem. Os coordenadores do MST no Pontal, segundo a assessoria do movimento, viajaram, depois de participar de reunião em São Paulo, e estavam com os celulares desligados, mas devem se manifestar até segunda-feira.