Título: OAB repudia invasões e 'atitudes extremadas'
Autor: Angela Lacerda
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/04/2006, Nacional, p. A12

A regional de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) publicou ontem nota de repúdio às recentes ações do Movimento dos Sem-Terra (MST), como a série de invasões, fechamento de estradas e saques em várias regiões do País.

"Não é uma crítica ao movimento, mas às atitudes extremadas, à reiteração dessa conduta, com a violação dos direitos dos fazendeiros e inúmeros trabalhadores que tiram o sustento das terras, colocando em risco a vida dos trabalhadores e de pessoas do próprio movimento", explicou o coordenador da Comissão de Direitos Humanos da OAB paulista, Fábio Canton.

A nota foi assinada por ele e pelo presidente da OAB paulista, Luiz Flávio D'Urso. Canton frisou que a OAB considera legítimas e apóia as reivindicações dos movimentos sociais, reconhece que cabe ao poder público promover a justiça social, mas condena o uso da violência.

"Para obter uma casa ou uma terra, tenho o direito de tirar a terra ou destruir a casa do outro, muitas vezes tão carente quanto quem está invadindo? Será que é válido destruir laboratório com décadas de pesquisa, e que beneficiaria eventualmente a população do País todo? Será que isso é legal para levantar a atenção para um movimento justo?", questionou. "O limite das reivindicações está efetivamente na lei. Quando isso extrapola os limites da lei, passa a ser intolerável e não tem a concordância da OAB", concluiu Canton.