Título: Aldo critica PF e quer separar joio do trigo
Autor: Sônia Filgueiras e Sérgio Gobetti
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/05/2006, Nacional, p. A4

Com críticas à Polícia Federal e à Justiça, o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP), disse que a Casa vai defender os deputados que foram atingidos em sua honra no escândalo das ambulâncias. Aldo afirmou que, assim que o corregedor da Câmara, Ciro Nogueira (PP-PI), concluir o relatório sobre a lista encaminhada pela Justiça incluindo 63 deputados, a procuradoria da Câmara adotará todas as medidas necessárias para "resguardar a dignidade e o respeito às prerrogativas constitucionais" dos parlamentares. Disse também que não vai proteger os deputados eventualmente envolvidos nas irregularidades.

"A Câmara e a Mesa Diretora não protegem quem não protege a Casa e não protegem quem não protege o interesse público. Da mesma forma, porém, e com a mesma energia, a Mesa Diretora e a presidência reagirão para proteger a honra e a dignidade daqueles que, representando o povo brasileiro, têm sua honra ameaçada ou enxovalhada pela conduta de quem não sabe separar o joio do trigo", afirmou Aldo. Os deputados Nilton Capixaba (PP-RO) e João Caldas (PL-AL), ambos integrantes da Mesa, foram relacionados no relatório da PF.

O presidente criticou a divulgação de dados sob segredo de Justiça. "A presidência da Câmara não pode deixar de registrar estarrecida que o segredo de Justiça seja rompido para pôr em mesmo nível no Judiciário uma lista de deputados federais envolvidos em uma investigação policial que não foi concluída, onde não houve inquérito, onde não há decisão de autoridade judicial", afirmou.