Título: Mesa da Câmara decide hoje destino de citados
Autor: Sônia Filgueiras e Sérgio Gobetti
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/05/2006, Nacional, p. A4

A Mesa da Câmara vai decidir hoje o destino dos deputados citados na lista da Polícia Federal. Em reunião hoje, ela deverá excluir de qualquer processo disciplinar os deputados sobre os quais não forem encontrados indícios de irregularidades e encaminhar a uma comissão de sindicância os que deverão ser investigados por eventual envolvimento no esquema.

Uma equipe da assessoria jurídica da corregedoria trabalhava até a noite de ontem na triagem dos nomes. Os assessores separaram o que havia de citação dos documentos sobre cada um dos deputados. O resultado será apresentado hoje na reunião da Mesa. "O deputado que recebeu dinheiro para colocar emenda no Orçamento tem de ser sumariamente cassado", afirmou o corregedor da Câmara, deputado Ciro Nogueira (PP-PI).

Até a noite, a corregedoria não havia recebido os novos nomes de parlamentares apontados pela ex-assessora do Ministério da Saúde Maria da Penha Lino. O corregedor criticou a lista elaborada pela Polícia Federal. Nogueira disse que, no próprio relatório, a PF afirma que os citados não estão necessariamente envolvidos em irregularidades. Ele ressaltou que os deputados não podem ser condenados por apresentar emendas.

A Mesa, que decidirá o futuro dos deputados, tem entre seus 11 integrantes três citados na lista. O do segundo secretário, Nilton Capixaba (PTB-RO), o do terceiro, Eduardo Gomes (PSDB-TO), e o do quarto secretário, João Caldas (PL-AL). O presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP), afirmou que caberá a uma decisão pessoal desses integrantes se participarão ou não da reunião. Eduardo Gomes já anunciou que se ausentará.