Título: Lula irá à plataforma para imitar Getúlio
Autor: Nicola Pamplona
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/04/2006, Nacional, p. A9

Ele deve repetir o gesto dos anos 50 e mostrar mãos sujas de óleo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobe hoje pela segunda vez na plataforma P-50, desta vez para anunciar a conquista da auto-suficiência na produção nacional de petróleo. A expectativa é que ele repita, em frente às câmeras, o gesto de Getúlio Vargas, que, no início da década de 50, mostrou as mãos sujas de óleo aos fotógrafos em ato para comemorar a descoberta de um poço de petróleo pela então recém-criada Petrobrás.

Por motivos de segurança, a viagem do presidente à plataforma enfrentou resistência de técnicos da estatal, mas a promessa de boas imagens em ano eleitoral pesou na decisão dos organizadores da festa. Além da comitiva presidencial e de executivos da empresa, pelo menos dois helicópteros foram reservados para o transporte de fotógrafos e cinegrafistas à P-50. Por causa da limitação no número de pessoas que podem embarcar ao mesmo tempo na plataforma, não será permitida a presença de repórteres na visita.

A possibilidade de uso político da conquista da auto-suficiência provocou constrangimentos entre empregados da Petrobrás, que preferem um tom mais institucional nas comemorações. O feito, argumentam, é fruto de um trabalho de mais de 50 anos e não pode ser creditado a apenas um governo. No site criado para explicar o assunto à população, a empresa reconhece o fato, mas enumera o "investimento recorde" de R$ 68 bilhões feito nos três anos de governo Lula.

"A conquista da auto-suficiência não é patrimônio deste ou daquele governo, por mais atuantes que tenham sido, ou não, em prol da causa do petróleo no Brasil", disse ao Estado o engenheiro José Marques Neto, que ocupou postos-chave na área de exploração e produção da Petrobrás no início da Bacia de Campos.

Estudo feito pelo professor do Ibmec Cláudio Considera mostra que o período de maior crescimento da produção se deu no governo militar de João Batista Figueiredo (19,54% ao ano), seguido por Fernando Henrique (10,14%).

Quando participou da inauguração da P-50, em novembro do ano passado, Lula disse que, "se não tiver nenhum perigo", gostaria de ir até lá quando estivesse produzindo. "Aí, o meu medo não é da plataforma, o meu medo é do helicóptero até lá, porque a gente tem a ilusão de que, tendo terra firme, a gente não corre risco", disse o presidente, que foi conhecer a embarcação na companhia do ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, e do presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli.

Lula deve ficar cerca de uma hora embarcado, e a programação prevê ainda um passeio pela Avenida Brasil da P-50, um trecho de 300 metros, onde vai presenciar a extração do primeiro barril de óleo da plataforma, que deve atingir o pico de produção de 180 mil barris de petróleo por dia no início do segundo semestre. Depois, ele segue para o Rio de Janeiro para participar de cerimônia no Museu Histórico Nacional, no centro da cidade, onde vai discursar.

Além de Lula, terão acesso aos microfones o ministro Rondeau, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, a governadora do Rio, Rosinha Garotinho, e o presidente da Petrobrás, que deve creditar a conquista ao corpo técnico da companhia.