Título: "Lula não tem apreço pela lei"
Autor: Mariângela Gallucci
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/04/2006, Nacional, p. A8

Para Alckmin, 'corrupção tomou conta do governo'

Seguindo à risca a estratégia de visitar até 15 de maio todos os Estados do Nordeste - onde seu adversário, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem ampla vantagem nas pesquisas de intenção de voto -, o pré-candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, desembarcou ontem à noite em Natal (RN).

Acompanhado do líder do PFL no Senado, Agripino Maia (RN) - cotado para ser seu vice -, Alckmin elevou o tom das críticas ao governo do pernambucano Lula e minimizou o fato de ter pouca popularidade na região. "Para ser reeleito é preciso ter um grande governo. Este governo (do PT) acabou no ano passado. Está sobrevivendo", disse. "Mais quatro anos, você pode ter um pesadelo."

Alckmin afirmou ainda que o governo Lula "não tem apreço pela democracia, pela Lei". O resultado, observou, é que "a corrupção tomou conta do governo". O pré-candidato também destacou a omissão do presidente em relação à quebra de sigilo do caseiro Francenildo dos Santos Costa, o Nildo, que acabou provocando a queda de Antonio Palocci do Ministério da Fazenda. "Eu não me omito. O Brasil teve uma violação de sigilo. Não tem uma palavra do presidente (sobre o caso). Ele se esconde."

O ex-governador de São Paulo disse ainda que só quando a campanha começar oficialmente, após as convenções em junho, é que poderão ser medidas sua popularidade e sua intenção de voto. E, para tocar os nordestinos, avisou que, se eleito, fará diferente. "O PT, que sempre criticou, fez um paulistério. Eu vou fazer um brasilério."

Em coletiva de imprensa na casa do ex-senador Geraldo Melo, presidente do PSDB no Rio Grande do Norte, Alckmin reafirmou a aliança com o PFL e que a vaga de vice ficará com um pefelista chamado José e do Nordeste. Além de José Agripino, José Jorge (PE) também é cotado. Apesar de destacar a importância de o PMDB estar com o PSDB já no primeiro turno , o tucano disse estar "praticamente" fechada a questão de o vice-candidato ser do PFL.