Título: Fluxo do gás volta ao normal até dia 30
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/04/2006, Economia & Negócios, p. B7

Importação da Bolívia foi reduzida em 20% por danificação em oleoduto

O gerente-executivo para o Cone Sul da Petrobrás, Décio Oddone, afirmou ontem que a empresa normalizará até o fim do mês o fluxo de gás boliviano para o Brasil. As importações foram reduzidas em cerca de 20% há três semanas, depois que fortes chuvas na Bolívia danificaram um oleoduto da Petrobrás naquele país.

De acordo com Oddone, a Petrobrás conclui a construção de um duto paralelo ao que foi danificado, o que permite o transporte do óleo enquanto durarem os reparos na linha principal. A Petrobrás teve de reduzir a produção de gás nos campos de San Alberto e San Antonio, no sul da Bolívia, por falta de capacidade de transporte do óleo extraído junto ao gás nos campos.

A queda nas importações bolivianas criou o risco de racionamento de gás no País, agora descartado pelo governo. Apenas instalações da Petrobrás, como térmicas e refinarias, foram obrigadas a cortar o consumo. Quando o oleoduto foi danificado, o Gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol) importava cerca de 26 milhões de metros cúbicos por dia. Após o incidente, o volume foi reduzido para 21 milhões de metros cúbicos por dia.