Título: Garotinho diz que Quércia entrou pobre e enriqueceu na vida política
Autor: Alexandre Rodrigues e Fabiana Cimieri
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/05/2006, Nacional, p. A12

Anthony Garotinho, pré-candidato do PMDB à Presidência, reafirmou ontem sua intenção de ir à convenção do partido, no sábado, em Brasília, e fez críticas duras ao ex-governador Orestes Quércia. Garotinho disse que Quércia enriqueceu na vida política.

O ex-governador fluminense disse querer dar uma resposta ao ex-governador paulista, que teria dito que a greve de fome envergonha o partido. Garotinho respondeu afirmando que a greve "engrandece" a legenda.

"É muito difícil comparar a minha vida com a do Quércia. Eu entrei pobre na política e só tenho uma casa. Ele entrou pobre como eu e hoje é um dos empresários mais ricos de São Paulo", disse Garotinho. Ele também ironizou seus adversários no PMDB, como os senadores José Sarney e Renan Calheiros, além do ex-ministro José Dirceu. "Não vou permitir que amanhã meu filho olhe para mim envergonhado", afirmou. "Imagino o drama do filho do José Dirceu, ter que olhar para o pai acusado de chefiar o mensalão."

Dirigentes do PMDB pretendem reunir hoje 5 mil pessoas no centro do Rio, numa manifestação que vai apelar a Garotinho para que abandone a greve de fome e lute pela candidatura à Presidência. Dezenas de ônibus transportarão manifestantes e prefeitos do interior.

O deputado Michel Temer, presidente do PMDB, também deve ligar para o ex-governador do Rio e pedir que encerre o protesto. Ontem, o médico Abdu Neme disse que, se quiser participar da convenção que decidirá se o PMDB terá ou não candidatura própria, no sábado, em Brasília, Garotinho precisa acabar já com o protesto. "Em hipótese nenhuma ele pode sair daqui para a convenção", afirmou.

Segundo Neme, o ex-governador terá que ficar hospitalizado por um ou dois dias depois que decidir terminar o protesto. "Tem que repor os sais minerais para dar fim à desidratação e ingerir os nutrientes mínimos para manter o metabolismo funcionando", disse o médico, que trata da família há 16 anos. A assessoria de Temer informou que o presidente do PMDB quer que Garotinho termine a greve de fome e participe da convenção, fortalecendo a tese da candidatura própria.

O deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ), um dos quatro peemedebistas enviados aos EUA para pedir o acompanhamento internacional do processo eleitoral, disse que a entidade cogitou essa possibilidade, mas para isso é necessária a autorização do Itamaraty.