Título: Diálogo será com García, homem forte do governo
Autor: Paulo Moreira Leite
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/05/2006, Economia & Negócios, p. B3

O presidente Evo Morales deixa o país antes da chegada da delegação brasileira. A viagem de Evo à Europa dará oportunidade para o vice-presidente, Alvaro García Linera, reafirmar sua condição de homem forte do governo. Foi o vice-presidente que negociou com a oposição um texto para convocar a Assembléia Constituinte.

Também foi um poucos integrantes do governo com quem Evo partilhou os segredos sobre a nacionalização. Quando ninguém entendia o que estava ocorrendo, era o vice que dava entrevistas sobre as mudanças.

Num país onde o presidente tem o colegial incompleto e fez carreira como sindicalista, García é um antigo líder guerrilheiro que formou-se em matemática, possui uma biblioteca de bom tamanho.

Quando perguntam, por exemplo, qual a linha de ação do governo, ele não fala em socialismo, nacionalismo ou indigenismo, mas em "evismo."

Segundo ele, "um modelo político e ideológico para a América Latina, uma proposta de poder em permanente construção", raciocínio que lhe permite fazer concessões.