Título: Operação externa é sediada na Holanda
Autor: Agnaldo Brito
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/05/2006, Economia & Negócios, p. B4

A Petrobrás International Braspetro BV (PIB BV), controladora da Petrobrás Bolívia com sede em Amsterdã, foi criada no fim de 2002 para agregar as operações internacionais da estatal brasileira na área de exploração e de produção de petróleo e gás. A criação da empresa fez parte de uma reestruturação na área internacional da companhia, com o objetivo - segundo analistas - de aproveitar facilidades tributárias e os tratados comerciais entre a Holanda e os países onde a estatal atua.

Na prática, trata-se de uma companhia de participações, sem atividades operacionais. Na reorganização de 2002, a PIB BV assumiu os ativos da extinta Braspetro Oil Company e hoje controla 17 subsidiárias internacionais - além da Bolívia, a Petrobrás tem empresas abertas na Argentina, Colômbia, México, Angola, Nigéria, Líbia, Irã, Tanzânia e Estados Unidos. A Holanda foi escolhida por ter regime fiscal favorável à atuação de companhias holdings (que controlam outras empresas).

As operações bolivianas são agregadas em uma subsidiária da PIB BV, a Petrobrás Bolívia Inversiones e Servicios, que controla quatro companhias: Petrobrás Bolívia, dona das refinarias, distribuidoras e campos de gás; Petrogasbol, com participação na parte boliviana do Gasoduto Bolívia-Brasil; Sociedade Transportadora San Marcos, com operações em dutos no mercado interno, e 44,5% da Transierra, que opera o gasoduto Yacuíba-Rio Grande.

A estatal tem ainda outra subsidiária na Holanda, a Petrobrás Netherlands BV (PNBV), que atua na encomenda de bens e serviços no mercado internacional.