Título: Açúcar: País vai à OMC com queixa contra UE
Autor: Jamil Chade
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/05/2006, Economia & Negócios, p. B8

O Brasil está insatisfeito com reforma do sistema de subsídios ao açúcar que a União Européia (UE) está fazendo. Se Bruxelas não cumprir a decisão de mudar os programas de ajuda à produção até o dia 22, a norma internacional autorizará o Itamaraty a pedir o direito de retaliar os europeus. Enquanto os presidentes da Europa e da América Latina se reúnem em Viena a partir de amanhã para tratar da cooperação entre as duas regiões, o Estado apurou que o Brasil irá à Organização Mundial do Comércio (OMC) sexta-feira para criticar a UE quanto ao açúcar.

No início do ano, a OMC condenou os subsídios europeus e estipulou o prazo para a reforma do sistema. O problema é que a Europa vai exportar açúcar subsidiado por mais três meses além do prazo, pois Bruxelas vai interromper a emissão de licenças para a exportação do açúcar a partir de 22 de maio - e cada licença tem validade de três meses.

Para Pedro Camargo Neto, da Sociedade Rural Brasileira, esses três meses extras seriam "insignificantes", já que o açúcar está sendo vendido a preços recordes. "Atacar a UE neste caso e não fazer nada contra o fato de os americanos continuarem a exportação subsidiada de algodão é incompreensível."

Em 2005, o Brasil teve uma vitória contra os subsídios americanos ao algodão. Mas até hoje os Estados Unidos não cumpriram a decisão de retirar a ajuda e até hoje a diplomacia brasileira nada fez contra Washington, diz.