Título: Empresa controla metade da rede brasileira
Autor: Kelly Lima
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/05/2006, Economia & Negócios, p. B18

A compra da Brasil Ferrovias eleva a América Latina Logística S/A (ALL) à posição de controladora de metade da malha ferroviária em operação hoje no País. De acordo com dados do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), o Brasil dispõe de 25,8 mil quilômetros de ferrovias. A ALL agora passa a atuar em 12,4 mil quilômetros deste total.

Maior operadora ferroviária da América Latina, a ALL ingressou no mercado nacional em março de 1997, quando a malha Sul da antiga Rede Ferroviária Federal foi privatizada. A empresa passou a operar no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em 1998, um acordo permitiu que a ALL assumisse também as operações da malha sul paulista da Feroban.

Em julho de 2001, integrou a Delara Ltda, uma das maiores empresas de logística do País, e assumiu as operações da empresa no Brasil, Chile, Argentina e Uruguai. Em 2004, ingressou no mercado de capitais, com o lançamento de ações na Bolsa de Valores de São Paulo.

A maior concorrente da ALL atualmente no mercado de infra-estrutura ferroviária é a MRS Logística, controladora da Malha Sudeste da Rede Ferroviária Federal, que interliga os Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.