Título: Uma política educacional para São Paulo
Autor: Paulo Ghiraldelli Jr.
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/05/2006, Espaço Aberto, p. A2

Diferentemente do Brasil, o Estado de São Paulo pode vir a ter candidatos mais sensíveis ao campo educacional. Mas o que faria um governador de São Paulo para realmente tirar nossa educação do marasmo em que se encontra e da decadência espantosa para a qual ela caminha no campo da escola pública?

As equipes dos candidatos ao governo paulista ligadas ao setor educacional deveriam começar a pensar em escapar de uma disputa maligna, que é a da "proposta pedagógica x proposta salarial". O que é isso?

Alguns governos se fixam na implementação de novas propostas pedagógicas, e com isso escondem sua incapacidade de promover uma verdadeira recuperação salarial necessária para os professores e para uma educação saudável. Dão voz a alguns pedagogos novidadeiros que, não raro, mais querem vender seus livros e fazer carreira do que realmente ajudar o professor e o aluno. Então, por trás de uma nova proposta de alfabetização e ensino, que leva aos dispendiosos, intermináveis e nunca avaliados "programas de capacitação" e "educação continuada", estão escondidas duas intenções perversas. Primeira: a intenção carreirista dos "novos teóricos da educação" colocados pelo novo governador sob holofotes de cargos na Secretaria de Educação. Segunda: a intenção, às vezes não consciente, mas já inerente a certas práticas políticas, de não se deixar levar pelos movimentos de reivindicação salarial de professores - tomados a priori como inimigos. Quando essas duas intenções se casam, a primeira é a forma pela qual a segunda se efetiva. Nada de bom nasce de tal casamento.

Assim, a cada novo governo, o que temos é uma política que, já no ponto de partida, chama o professor de incompetente - ao lhe propor uma nova capacitação - e com isso se faz legítima para deslizar para uma política salarial que nunca dá aos que estão na escola as condições de poderem dedicar-se ao ensino. Em outras palavras: Vygotsky mais tem servido para tirar a legitimidade de greves do que para qualquer outra coisa que, talvez, ele possa servir (embora eu duvide que sirva). Piaget, coitado, se aparece, é para fazer o mesmo serviço. Se descuidarem, até Paulo Freire pode vir a ser usado para isso. Novas propostas pedagógicas, inseridas na política educacional do Estado de São Paulo, nunca vieram acopladas a duas necessidades da escola pública. Quais?

Primeira: um salário que permita ao professor pagar aluguel num bairro razoável, ter família com filhos na escola, ter acesso a bens culturais como jornal diário, três livros ao mês, cinema todos os fins de semana e teatro uma vez por mês. O que é pago atualmente, que gira em torno de R$ 800 para o ensino médio e R$ 400 para o ensino fundamental, não permite isso. Aliás, não permite nada.

Segunda: escolas que representem um bom lar para o professor e para o aluno - um lugar onde eles se sintam com vontade de permanecer. O que temos hoje em dia são lugares inóspitos. Nenhum dos políticos que inauguram as escolas que temos conseguiria ficar ali mais que o tempo da inauguração.

Mas e se o futuro governador achar que não deve batalhar em duas frentes? E se vier a acreditar que o melhor é enfrentar o problema econômico da educação, e não o pedagógico? Não poderá ser reprovado. Se as equipes que lidam com a educação no interior das candidaturas resolverem pôr para fora todo pedagogo, toda e qualquer pedagogia, e tratarem a questão educacional somente do ponto de vista de uma estratégia para fazer da vida do professor algo digno, estarão de fato corretas? Creio que, no momento atual, até seria o mais certo. Poderíamos, de fato, fechar todas as instâncias da Secretaria da Educação que lidam com questões pedagógicas. Poderíamos até mesmo enxugar a secretaria no limite de seu fechamento. Pois os professores, uma vez em condição salarial que lhes permita participar do mercado cultural, saberão voltar para a escola, se ela não for um lugar inóspito, em condições de dar boas aulas.

Os países onde os setores educacionais ficaram nas mãos de políticos com visão de futuro, homens capazes de entender a missão do estadista, fizeram melhor pela educação pública do que os que a entregaram a professores universitários. Pois estes, não raro, são içados a cargos no campo educacional por conta de serem cabos eleitorais, ou parentes de alguém da equipe do candidato, ou amigos dos "técnicos" que estão na equipe. A questão educacional é algo que não se resolve nas mãos de professores que escrevem livros de auto-ajuda, é claro, mas também não se resolve nas mãos de quem vive o mundinho dos programas de pós-graduação em educação de nossas universidades. Em ambos os casos, o que falta é o que um tipo como o filósofo Anísio Teixeira tinha: visão multidimensional no âmbito das relações entre educação e política.

A educação é uma atividade humana. Não pode ser levada adiante sem que exista harmonia entre o professor, o aluno e a escola. Estes, então, não precisam daquilo que os professores universitários dos programas de pós-graduação em educação acham que eles precisam. Não precisam daquilo que os carreiristas acham que eles precisam. Para agir querem apenas sentir-se gente com futuro. Então, o ato educativo ocorrerá normalmente, pois eles são, de fato e de direito, professores que fizeram o curso para serem professores. Os alunos estão lá como alunos, em sua maioria. E a escola é antes de tudo o encontro de ambos. Se não é, se não proporciona isso de uma maneira gostosa, não é escola.

Que candidato ao governo de São Paulo vai conseguir fazer com que essa "gente da educação" se sinta "gente com futuro"?

Paulo Ghiraldelli Jr., filósofo

Site: www.filosofia.pro.br