Título: PF abrirá inquérito para o caso
Autor: Ana Paula Scinocca e Mariângela Gallucci
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/05/2006, Nacional, p. A5

A Polícia Federal divulgou ontem à noite nota informando que vai abrir hoje inquérito para apurar, "em toda a extensão, os fatos divulgados na reportagem A Guerra dos Porões, tendo em vista as notícias que evidenciam a produção de dossiês forjados para tentar incriminar falsamente autoridades públicas". O diretor-geral da PF, Paulo Lacerda, disse que a matéria denota "má-fé" do jornalista Márcio Aith e "irresponsabilidade" do veículo, além de "conduta criminosa por parte dos autores da farsa".

Diz ainda nota: "A Polícia Federal esclarece que na data de 4/11/2005, a Direção-Geral do DPF, por meio de correspondência interna, já alertara aos setores competentes desta corporação sobre comentários de origem não identificada dando conta que estaria em curso uma ação ardilosa para atribuir falsamente a integrantes do atual governo a titularidade de recursos financeiros ilegais mantidos fora do Brasil", afirma. "Agora, a divulgação da revista Veja veio comprovar a autoria da trama criminosa, arquitetada e levada a efeito por um grupo de pessoas com histórico de envolvimento em delitos de violação de sigilo, divulgação de segredo, interceptação telefônica ilegal, corrupção e formação de quadrilha, apurados pela própria Polícia Federal", diz a nota, em referência velada a Dantas e aos espiões da Kroll.

A nota diz que o diretor-geral da PF, um dos citados na reportagem como detentor de conta no exterior, determinou a investigação dos fatos e autorizou ele mesmo o acesso a seu sigilo bancário e fiscal no Brasil e no exterior. Lacerda negou "expressamente" que tem ou teve "valores ou bens no exterior".