Título: Bauru faz festa para Marcos Pontes
Autor: Chico Siqueira
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/04/2006, Vida&, p. A19

Cidade onde astronauta nasceu se pintou de verde e amarelo para homenageá-lo; houve desfile em carro aberto

Um Dia de Tiradentes com jeito de Sete de Setembro ou final de Copa do Mundo - com o Brasil campeão. Assim amanheceu ontem Bauru, no interior de São Paulo, tamanha era a quantidade de pessoas que se vestiram de verde e amarelo e saíram pelas ruas festejando uma espécie de vitória. Todas com risos largos e cara de felicidade.

A festa, no entanto, não era para receber craques do futebol, mas para ver seu filho mais ilustre, Marcos César Pontes, o primeiro astronauta brasileiro. Ele chegou anteontem ao Brasil, após ter ficado oito dias, no fim de março, a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).

"Temos muito orgulho em sermos bauruenses", dizia o comerciante Orlando Parrucelli, acompanhado dos dois filhos menores, ambos com camisetas estampadas com bandeiras do Brasil, e da mulher, Maria Lúcia.

Assim como eles, milhares de pessoas chegaram horas mais cedo ao aeroporto da cidade para receber Pontes, que aterrissou por volta das 9h30 em avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Acompanhado por uma comitiva, Pontes recebeu várias homenagens - e passou por um susto, ainda no aeroporto.

O palco das comemorações não suportou o peso de tantas pessoas. A maioria dos convidados teve de descer, após um forte estalido. No momento do barulho, Pontes segurou o pai, Vírgilio, para protegê-lo.

Depois do susto, aviões da Esquadrilha da Fumaça formaram frases de agradecimento a Pontes no céu azul. Pára-quedistas saltaram e a banda marcial tocou hinos, enquanto milhares de pessoas balançavam pequenas bandeiras de papel com fotos de Marcos Pontes. Ele agradeceu as boas-vindas e falou de sua emoção de estar de volta à terra onde nasceu e foi criado.

Além das bandeiras, camisetas, faixas na cabeça, fitas nos braços e até cataventos com as cores do Brasil identificavam o clima de patriotismo que reinou em Bauru.

DESFILE

Do aeroporto, Pontes seguiu em carreata pelas ruas da cidade, em cima de um caminhão do Corpo de Bombeiros. Por onde passava, era recebido com beijos e acenos.

"Isso mostra que a cidade se redimiu da apatia que reinou na noite do lançamento ao espaço, quando poucas pessoas acompanharam o feito", comentou Luiz Carlos Pontes, irmão do astronauta. "Ele não é mais nosso, agora é do Brasil", resumiu a irmã, Rosa Maria.

Depois de chegar ao Teatro Municipal, onde recebeu novas homenagens, Pontes comentou pela primeira vez sua opinião sobre as críticas à sua viagem.

"Sempre haverá críticas. Acho isso natural. Há sempre alguém para se criticar e há prioridades, mas não sou eu quem as escolhe. Não sou político. Sou um técnico e desempenhei a função para a qual fui escolhido", comentou. "Acho que essas críticas foram uma deselegância para com os cientistas que enviaram as experiências ao espaço."

Pontes sugeriu a realização de um congresso ou encontro para que os cientistas pudessem mostrar os resultados das pesquisas feitas no espaço e ressaltou o fato de o Brasil estar desenvolvendo 33 peças para a (ISS).

Pontes passaria a noite em Bauru. Hoje ele estará no Rio.