Título: Efeito Itamar deixa governistas apreensivos
Autor: Mariana Caetano
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/04/2006, Nacional, p. A11

Preocupado com o crescimento da tese da candidatura própria no PMDB, o presidente Lula convidou o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a acompanhá-lo na viagem de ontem ao Rio. Interlocutores de Lula avaliam que o PMDB "fugiu ao controle" da cúpula governista e, "solto e sem comando", criará dificuldade extra ao projeto da reeleição.

Além da pré-candidatura de Anthony Garotinho, o Planalto está apreensivo com o lançamento de Itamar Franco na disputa. Quando a verticalização das coligações foi mantida, líderes governistas garantiram a Lula que a candidatura Garotinho estava por um fio. Passado um mês, porém, ele ganhou força.

Foi para falar sobre a "surpresa" Garotinho e o efeito Itamar no cenário eleitoral que Lula convidou Renan. Pesquisa encomendada pelo Planalto mostraria Itamar com 10% de preferência.

Os partidários de Garotinho insistem em que a opção Itamar interessa ao governo porque, num segundo turno entre Lula e o tucano Geraldo Alckmin, ele negociaria com o PT, enquanto Garotinho prometeu apoiar o PSDB. Mas um governista destaca que Itamar preocupa por ser "completamente imprevisível".