Título: PT troca propaganda vetada e esquece FHC
Autor: Mariana Caetano
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/04/2006, Nacional, p. A11

Inserções que comparavam gestão Lula com a de antecessor foram tiradas do ar pelo TSE

O PT gravou ontem, às pressas, duas inserções para substituir no rádio e na TV, hoje, os comerciais suspensos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a pedido de PSDB e PFL. As novas peças exaltam os programas sociais e o crescimento econômico, com destaque para a auto-suficiência na produção de Petróleo, comemorada ontem, no Rio, o recorde nas exportações, o controle da inflação, a geração de empregos e o aumento do salário mínimo. Outro comercial aborda o Bolsa Família, o ProUni e os programas de incentivo à agricultura familiar. Para evitar problemas com a Justiça, as inserções não devem fazer referências pessoais a Lula nem comparações com a gestão FHC.

O bordão "quem fez mais pelo Brasil? O PT de Lula ou o PSDB de Fernando Henrique e Alckmin?" foi substituído por "enquanto eles acusam, o PT fazendo melhor pelo Brasil".

Na quarta-feira, o TSE acatou os argumentos de PSDB e PFL de que os comerciais exibidos na véspera antecipavam a propaganda eleitoral. "Não fizemos campanha antecipada, mas acatamos a determinação da Justiça", disse Campos. O partido recorrerá da decisão na próxima semana, reivindicando os cinco minutos perdidos na quinta-feira. Apesar da ordem do TSE, emissoras de rádio e TV que não foram avisadas a tempo veicularam a propaganda proibida.

Hoje termina a primeira fase da propaganda do PT. Outra leva de comerciais vai ao ar no início de maio. O programa de 20 minutos será exibido no dia 25 de maio. O PSDB apresentará nova ação para pedir a suspensão do horário do PT em 2007. "Vamos questionar ainda por que o PT não alertou as emissoras sobre a proibição", disse o advogado Ricardo Penteado .