Título: Conselho de Ética pedirá ao MP que indicie absolvidos
Autor: Eugênia Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/04/2006, Nacional, p. A7

Integrantes querem que procurador-geral inclua no inquérito nomes dos deputados que se livraram na Câmara

Depois das sucessivas derrotas no plenário da Câmara, que deve inocentar na próxima semana o décimo acusado de envolvimento com o mensalão, os integrantes do Conselho de Ética da Casa resolveram apelar ao Ministério Público. Na próxima semana, a cúpula do conselho vai reunir-se com o procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, para entregar os pareceres elaborados pelos relatores, que recomendaram invariavelmente a cassação do mandato dos deputados.

Os integrantes do conselho reconhecem que seu papel não é o mesmo do Ministério Público. Mas têm esperanças de que o procurador acabe propondo o indiciamento dos deputados. Afinal, ele já pediu abertura de inquérito contra 40 acusados no caso do mensalão, incluindo os ex-ministros José Dirceu e Luiz Gushiken, e deputados e ex-deputados, como é o caso de Roberto Jefferson (PTB-RJ).

CRISE

As absolvições aprovadas pelo plenário, contrariando as conclusões do Conselho de Ética, acabaram criando uma crise no colegiado. Como conseqüência, 5 de seus 15 integrantes já abandonaram os cargos.

Josias Gomes (PT-BA), o próximo a ser julgado no plenário, confessou ao Conselho de Ética que recebeu R$ 100 mil do esquema de caixa 2 operado por Marcos Valério. Ele alegou que os recursos foram usados para saldar dívidas da campanha de 2002 em seu Estado. Mesmo assim, tem grande chance de ser absolvido na semana que vem.

Vadão Gomes (PP-SP) também deve ser salvo pelo plenário. Ele é acusado de ter recebido R$ 3,7 milhões do valerioduto, mas nega a acusação. Seu processo ainda está no Conselho de Ética e deve demorar a ser julgado pelo plenário. Quem mais corre risco de ser cassado é o ex-líder do PP José Janene (PR). Ele está em licença médica desde dezembro e a análise de seu caso está bem atrasada.

A maioria dos 19 deputados acusados no escândalo do mensalão está impune. Seus nomes foram enviados pela CPI dos Correios para o Conselho de Ética da Câmara há oito meses.

Nove deputados já foram absolvidos pelo plenário da Câmara e quatro renunciaram aos seus mandatos. Apenas José Dirceu (PT-SP), Roberto Jefferson (PTB-RJ) e Pedro Corrêa (PP-PE) foram cassados.