Título: PT inicia disputa de espólio do PMDB
Autor: Cida Fontes
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/05/2006, Nacional, p. A6

A derrota da candidatura própria do PMDB na convenção nacional intensificou a corrida do Palácio do Planalto e do PSDB para fechar o maior número de alianças com o partido nos Estados e iniciar as articulações para um eventual segundo turno da eleição presidencial. O ministro de Relações Institucionais, Tarso Genro, se reúne hoje com o ex-presidente Itamar Franco, que deve disputar o Senado. A idéia é garantir o apoio de Itamar, que tem prestígio eleitoral em Minas, à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A pedido de Lula, o próprio Tarso ofereceu ao PMDB a vaga de vice-presidente na chapa do PT à Presidência, em conversa com o presidente do partido, deputado Michel Temer (SP). Mas essa hipótese está afastada com o resultado da convenção nacional que reprovou a candidatura própria. O grupo de Anthony Garotinho aguarda decisão judicial - foi concedida liminar suspendendo os efeitos da convenção - para tentar manter seu projeto eleitoral.

Temer marcou para 11 de junho a convenção nacional para, definitivamente, resolver o assunto. Mas os parlamentares do PMDB entendem que ela será atropelada pelos acordos estaduais que estão em curso e serão acelerados. O deputado Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) disse que nesta semana já começa a fechar acordo na Bahia. No plano nacional apóia o pré-candidato do PSDB, Geraldo Alckmin. Em seu Estado vai subir no palanque do ex-ministro Jaques Wagner, do PT.

"Quem estava esperando o sinal da convenção do PMDB estará agora liberado para os acordos. Isso acontecerá em todos os Estados", disse o líder do PFL, senador José Agripino (RN), lembrando que as conversas do PFL e do PSDB com o PMDB nos Estados serão intensificadas.

Em Minas, a situação é delicada. Itamar deve apoiar a reeleição do tucano Aécio Neves ao governo estadual. Mas o ex-governador Newton Cardoso, que controla o PMDB, resiste em dar a vaga de candidato ao Senado para Itamar. Diante dessa briga, Aécio poderá fechar a vaga do Senado com o vice-presidente José Alencar. O ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, está fazendo a interlocução entre os dois. Se essa equação der certo, cresce a chance de a vice-presidência da chapa de Lula ficar com o ex-ministro de Integração Nacional Ciro Gomes, do PSB. Ele desembarca hoje em Brasília para conversas políticas no Planalto. Resta resolver pendências de seu partido com o PT em, pelo menos, seis Estados.

Outra prioridade do PT e do PSDB é o quadro em São Paulo, maior colégio eleitoral do País. A disputa entre Michel Temer e o ex-governador Orestes Quércia para a vice do tucano José Serra teria sido, na avaliação de governistas do PMDB, o principal motivo do número expressivo de votos pela candidatura própria na convenção do partido.

O PT e o PSDB têm os mesmos motivos para se aliar ao PMDB, pois o partido é fundamental para a sustentação parlamentar do próximo governo.