Título: Documentos analisam Operação Condor
Autor: Marcelo de Moraes
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/05/2006, Nacional, p. A10

Os documentos americanos citam também o envolvimento brasileiro na chamada Operação Condor, um acordo político-militar clandestino fechado entre várias ditaduras sul-americanas - Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai, Bolívia e Brasil -, durante os anos 70, que teria como objetivo coordenar ações de repressão conjunta contra adversários dos governos, mesmo que essas pessoas estivessem exiladas e asiladas em outros países. A participação do Brasil foi menor do que os outros integrantes e seria predominantemente no papel de prestador de informações e suporte.

Na sua pior fase, a Operação Condor foi responsável pela morte de vários políticos sul-americanos, como o ex-embaixador do Chile nos Estados Unidos Orlando Letelier, o senador uruguaio Zelmar Michelini, o deputado uruguaio Héctor Gutiérrez Ruiz e o general Juan José Torres, ex-presidente da Bolívia, entre outros.

Documento de 4 de junho de 1976 - Possíveis Implicações Internacionais das Violentas Mortes de Políticos - mostra a preocupação do governo americano com a possibilidade de existência de uma ação coordenada entre tantos países sul-americanos envolvendo assassinatos de líderes políticos de oposição. O texto é um memorando do então secretário de Estado Henry Kissinger para as embaixadas americanas nesses países. "O recente crescimento agudo no número de assassinatos de figuras políticas estrangeiras no exílio ou asilados políticos nos seus países é da preocupação do departamento. Nós apreciaríamos sua avaliação desse fenômeno."

Eles perguntam também se existem evidências de que asilados políticos estariam sendo devolvidos a seus países de origem contra sua vontade, pois uma das práticas adotadas na Operação Condor era a de prender políticos estrangeiros exilados e devolvê-los clandestinamente a seus países de origem, onde eram detidos pelas autoridades locais e, em vários casos, executados.