Título: Deportação deverá começar em setembro
Autor: Agnaldo Brito
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/05/2006, Economia & Negócios, p. B2

O Serviço Nacional de Migração do Departamento de Pando informou que a deportação de brasileiros em situação ilegal no país deverá começar em setembro, quando estiver concluído o levantamento que o governo deverá fazer na região. A migração admite que esta operação deverá ser traumática, mas garante que o governo tentará minimizar os problemas. A informação é da diretora regional do Serviço Nacional, Ruth Araúz Cayami.

Ela explica que o trabalho será feito em duas fases. Até junho, autoridades de migração percorrerão a faixa de fronteira entre o Departamento de Pando e o Estado do Acre. O objetivo é saber quantos brasileiros moram na região e qual a situação de cada um no país.

Todos terão chances de se regularizar até agosto, mês em que termina o acordo entre o Brasil e a Bolívia para legalização dos estrangeiros em cada um dos países. "A partir disso, nós vamos começar a deportar os brasileiros", afirmou.

Embora exista um prazo para legalização, muitos brasileiros não têm recursos financeiros para custear os documentos ou condições para se deslocar das áreas onde vivem até o centro de atendimento do Serviço Nacional. Questionada sobre esse problema, Ruth disse que a solução pode envolver a ajuda do governo brasileiro.

A embaixada brasileira em La Paz tem criticado o governo boliviano por não cumprir o acordo bilateral criado para facilitar legalização de estrangeiros de cada um dos países.