Título: Câmera filmou 2 homens que participaram de ataque
Autor: Marcelo Godoy ... [et al.]
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/05/2006, Metrópole, p. C1

Para demonstrar o funcionamento de um sistema de filmagem a bordo de veículos, com transmissão online, um equipamento foi instalado pela empresa Fox Eletrônica em um carro da revista Quatro Rodas. O carro foi roubado e usado por bandidos em um dos ataques de ontem - a cena foi gravada.

Walter Cipolli, diretor comercial da Fox, conta que, na sexta-feira, uma funcionária da revista foi para casa dirigindo o veículo onde havia sido instalado o equipamento. Próximo de sua residência, no bairro do Jaraguá, às 20 horas, ela foi atacada por dois ladrões, que levaram o Fiat Idea. Às 3 horas de sábado, os ladrões participaram de um ataque a policiais militares em Perus, zona norte.

"Antes, ao perceberem a existência de duas pequenas câmeras no painel dianteiro do veículo, os ladrões as arrancaram com as mãos", revelou Cipolli. "Mas houve tempo de gravar algumas imagens dos ladrões, que foram entregues no sábado ao doutor Bittencourt, do Deic. Eles estão tentando identificar os delinqüentes."

Cipolli explicou que o equipamento funciona como uma espécie de caixa-preta dos aviões, com a vantagem de ter imagens. "É uma tecnologia que permite ver através de câmeras instaladas no veículo tudo que está acontecendo, além de acompanhar o trajeto percorrido. A transmissão online das imagens impressiona e permite até identificar, quando o veículo passou em um buraco e furou um pneu."

Ele informou que a Guarda Municipal de São Caetano testou e aprovou o sistema e pretende instalar o equipamento nos carros do município. "Com isso, poderá controlar o que está acontecendo em cada veículo e tomar medidas necessárias para dar apoio aos guardas, além de outras aplicações."

Apesar da sofisticação do serviço, o custo de instalação é de aproximadamente R$ 3 mil, variando conforme o número de câmeras instaladas. O modem para transmissão das imagens é pago diretamente à operadora de telefonia celular e tem um custo mensal de R$ 80,00.