Título: Integração das comunicações da GCM e PM deve sair logo
Autor: Marcelo Godoy ... [et al.]
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/05/2006, Metrópole, p. C1

Com o objetivo de colaborar no combate às ações das facções criminosas e reforçar a segurança da cidade, o prefeito Gilberto Kassab informou ontem, durante visita ao início das obras de recuperação das marginais, que assinou decreto que destina suplementação orçamentária de R$ 7 milhões para a integração dos sistemas de comunicação da Guarda Civil Metropolitana com a Polícia Militar. O convênio com o governo do Estado, que permite a comunicação via rádio, entra em funcionamento em julho e pretende dar mais agilidade para o trabalho integrado entre as duas corporações. Kassab disse ainda que 120 novos guardas-civis metropolitanos, contratados este mês, começam a ser treinados no dia 20. Até dezembro, a Guarda Civil Metropolitana terá mais 500 guardas em sua equipe, totalizando 6.500 integrantes.

O prefeito informou que vai pedir ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e ao Ministério das Cidades que implementem com urgência a colocação de chips em todos os carros brasileiros.

"A partir desses chips, teremos a oportunidade de, imediatamente após qualquer atentado, saber que veículos passaram pela localidade do atentado. Não dá mais para protelar esta medida", disse Kassab.

Ele contestou as críticas que dizem que a novidade tira a privacidade dos cidadãos. "Mais importante que isso é a preservação dos direitos humanos", afirmou. Os carros novos sairiam da montadora com o chip e os mais antigos receberiam o dispositivo durante o licenciamento. Kassab vai a Brasília na quinta-feira. Na oportunidade terá reunião no Ministério das Cidades e apresentará sua reivindicação. "Se o Ministério das Cidades não assinar, tentaremos no Congresso", disse. Ele determinou à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) que desenvolva um projeto de implantação dos chips para os automóveis da cidade de São Paulo sem ônus para o contribuinte.

O prefeito solicitou ainda que seja apressado o programa de monitoramento por câmeras na região central de São Paulo. O início do programa, criado pelo então prefeito José Serra, em 25 de janeiro, estava previsto para a primeira semana de junho. "Nos próximos dez dias teremos a oportunidade de instalar a primeira câmera de monitoramento, que atenderá uma área importante da região central ", explicou. Solicitou ainda um estudo para a ampliação da área monitorada.