Título: Polícia: para calar PCC é preciso desligar celular
Autor: Marcelo Godoy ... [et al.]
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/05/2006, Metrópole, p. C1

Fechar temporariamente as Estações Rádio-Base de Telefonia Celular (Erb) que ficam próximas de presídios, mesmo que isso prejudique os moradores dos arredores. Essa é a medida de emergência que a polícia de São Paulo pediu às autoridades de Brasília para poder enfrentar a guerra aberta pelo PCC. "Se não parar de falar na cadeia com celular, a guerra vai durar mais tempo e vai morrer mais gente", disse o diretor do Deic, Godofredo Bittencourt Filho.

A medida foi defendida também pela PM paulista. Trata-se de algo muito diferente de cortar apenas o sinal nos presídios com bloqueadores de celular, possibilidade que já foi analisada recentemente pelo Conselho Penitenciário Nacional. A medida tem o apoio do Ministério da Justiça. Para ser colocada em prática, porém, a medida depende da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que tem a última palavra nesse caso. A agência já vinha analisando o assunto a pedido do Conselho, mas nenhuma decisão foi tomada até agora.

A decisão de cortar as comunicações do crime organizado começou a ser posta em prática ontem. Trata-se de prioridade da polícia. Cinco centrais telefônicas mantidas pelo PCC foram identificadas e silenciadas pelos policiais no Estado. É por meio delas que os criminosos conversam com celulares entre os presídios do Estado e coordenam ações nas cadeias e nas ruas.

ASFIXIA

Outra estratégia da polícia para derrotar o o PCC foi explicitada ontem pelo diretor do Deic. "Traficante vai ficar pobres, pois não vão conseguir vender nada." A idéia, portanto, é asfixiar o tráfico, uma da maiores fontes de renda do PCC. Estratégia semelhante foi usada pelo Exército no Rio, depois que bandidos do Comando Vermelho invadiram um quartel e roubaram 12 fuzis.

"Vamos para cima deles de verdade e a população precisa apoiar a polícia", disse o delegado. Ele fez um desafio aos bandidos. "Estão matando policiais covardemente. Quero ver atacar o Deic, o Denarc e o Choque."