Título: Itamar pega vácuo do tucano
Autor: Carlos Marchi
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/04/2006, Nacional, p. A4

Dizem que poucos políticos brasileiros têm tanta sorte quanto o ex-presidente Itamar Franco, o Forrest Gump que está sempre no lugar certo, na hora certa. Mas quem entende de política afirma que Itamar não é só sorte: ele teria um dos mais refinados faros da política brasileira. Agora, ao se lançar como candidato a candidato do PMDB à Presidência, ele está seguindo esse faro.

Muitos tucanos contam que tremeram quando souberam do movimento de Itamar, por acreditarem que o faro do ex-presidente deve ter pressentido que há um espaço de incerteza, um possível vácuo na disputa presidencial de 2006. Como em política os vácuos não existem - porque são imediatamente preenchidos tão logo se formam -, Itamar teria visualizado esse espaço de incerteza, que, no juízo de parlamentares do próprio PSDB, é o começo um tanto hesitante da campanha de Alckmin. Ao detectar o possível vácuo apontado por seu apurado senso de oportunidade, Itamar se colocou como pré-candidato do PMDB, pronto a enfrentar com vantagem o outro pré-candidato, Anthony Garotinho, dono de um altíssimo índice de rejeição.

De saída, Itamar se posicionou como o candidato mais viável do PMDB. Se Alckmin não decolar, ele estará a postos como uma possível alternativa anti-Lula. Pelo menos um político importante do PSDB admitiu ao Estado que, nessas condições, não é de descartar que Itamar vá ao segundo turno contra Lula.