Título: Entre 35 e 44 anos, o maior contingente
Autor: Vânia Cristino
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/04/2006, Economia & Negócios, p. B6

Adina e Anadina estão na faixa que concentra maior parte das domésticas

Adina da Silva e Anadina Franqueta fazem parte das estatísticas de ocupação em serviços domésticas. Segundo a pesquisa do IBGE, o maior porcentual - 31,1% - de trabalhadores domésticos nas seis principais regiões metropolitanas do País está na faixa entre 35 e 44 anos. Adina tem 38 anos; Anadina, 44. Ambas são domésticas.

Técnica em contabilidade, Adina trabalhou como vendedora e foi gerente de uma loja de calçados. Agora, depois de um ano e meio desempregada, cuida há oito meses da limpeza de uma casa de família em Niterói, região metropolitana do Rio.

Diz que preferia ter um emprego mais especializado, mas está satisfeita com sua situação, melhor do que de grande parte das domésticas: tem a carteira assinada e recebe benefícios. No final do mês, o salário fica em torno dos R$ 400.

Segundo a pesquisa do IBGE, a jornada de trabalho dos domésticos (37,6 horas semanais) é inferior a dos ocupados em geral (41,9 horas). Adina confirma: essa, diz, é uma das principais vantagens do seu trabalho.

Anadina trabalha na mesma casa como cozinheira há sete meses. Com segundo grau incompleto, acredita que vai se aposentar como doméstica, apesar do pouco tempo no emprego. Já trabalhou em restaurantes e escolas, mas hoje, com problemas circulatórios, acredita que o trabalho em casa é "melhor pra saúde".