Título: Bolívia, Venezuela e Cuba terão Tratado dos Povos
Autor: Ana Paula Scinocca
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/04/2006, Economia & Negócios, p. B1,3,4

Bolívia, Venezuela e Cuba assinarão sábado, em Havana, o Tratado Comercial dos Povos (TCP), que servirá de contrapartida ao Acordo de Livre Comércio que os Estados Unidos terão com a Colômbia, Peru e, possivelmente, Equador.

O anunciou do foi feito pelo presidente da Bolívia, Evo Morales, durante um encontro de seu partido, o Movimento ao Socialismo, em Cochabamba na noite de terça-feira. "É hora de olhar para o outro lado", declarou.

Os detalhes do TCP serão decididos amanhã numa reunião entre autoridades e técnicos dos três países em Havana. "Vamos negociar, identificar os produtos e, em razão dos interesses dos três países, definir cotas, preços e mecanismos de comércio", disse o ministro do Planejamento do Desenvolvimento da Bolívia, Carlos Villegas.

O TCP surge no momento em que a Comunidade Andina de Nações (CAN) - formada pela Bolívia, Equador, Peru, Colômbia e Venezuela - enfrenta sua pior crise, com o governo venezuelano já anunciando que vai deixar o bloco. Comenta-se que a Bolívia também poderia sair da CAN.

Evo procurou tranqüilizar os produtores de soja, que temem perder seu principal mercado, o da Colômbia. "A Venezuela se compromete a comprar toda a soja boliviana, não se preocupem que a soja de vocês terá mercado", garantiu Evo.

Os exportadores bolivianos condenaram a idéia do TCP.