Título: Abbas propõe nova negociação com Israel
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/04/2006, Internacional, p. A15

Líder palestino espera que Oslo seja de novo o cenário de um acordo de paz

O presidente palestino, Mahmud Abbas, propôs ontem na Noruega uma conferência internacional para retomar as paralisadas negociações de paz com Israel e disse que a eleição de um governo do Hamas - que defende a destruição de Israel - não é um obstáculo.

"O processo de paz começou em Oslo e temos a esperança de que em Oslo sejamos testemunhas de sua conclusão com um acordo histórico de estatuto permanente com Israel", disse Abbas em uma entrevista coletiva ao lado do primeiro-ministro da Noruega, Jens Stoltenberg, lembrando o Acordo de Oslo, assinado em 1993.

Abbas disse que como líder da Organização de Libertação da Palestina (OLP) ele ainda tem o mandato para negociar. Mas acrescentou que, "para resolver o conflito, nenhuma das partes pode ser deixada sozinha nesse desequilíbrio de ocupante e ocupado".

Há muito tempo Israel vem se opondo a conferências internacionais e o Hamas - que venceu as eleições parlamentares em 25 de janeiro - rejeitou comentar a idéia.

Ainda ontem, a polícia palestina impediu um atentado contra um importante corredor de cargas. O ataque com um carro-bomba teria levado ao fechamento por tempo indefinido da vital passagem prejudicando o abastecimento da já empobrecida Faixa de Gaza. A polícia palestina deteve o automóvel suspeito em um posto de controle na passagem entre Karni e Israel. No tiroteio que se seguiu, três policiais e os dois militantes foram feridos.