Título: 'A situação está no limite e poderá haver ataques'
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/04/2006, Internacional, p. A13

Ativista que saiu do Irã após duas prisões e luta por mais democratização do país avisa que quem manda é Khamenei

Mohsen Sazegara, político do Irã e professor-visitante em YaleEntrevistaMohsen Sazegara é um dos mais importantes dissidentes políticos do Irã. Já foi vice-chanceler do país e vice-ministro da Indústria Pesada, na década de 80. Sazegara passou a questionar o regime em 1989. Foi preso duas vezes. Vive hoje nos EUA e é professor-visitante na faculdade de Direito de Yale. Ele falou ao Estado por telefone, de New Haven.

O Irã quer armas nucleares?

Os esforços para enriquecer urânio trazem dúvidas. Especialmente a facção por trás de Mahmud Ahmadinejad - os fascistas do Islã - que acredita em uma política de confronto com o Ocidente. Esse governo mostra que, se puder produzir bombas nucleares, fará isso.

O Irã deixará o Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP)?

O regime ameaça abandonar o tratado, se houver sanções. Eles não permitem inspetores em todos os lugares e em algumas instalações romperam os lacres, que são uma forma de controle da AIEA, o que já é um desrespeito ao TNP.

Quem apóia Ahmadinejad?

Ele diz que teve 17 milhões de votos, dos 48 milhões de eleitores. São grupos tradicionais, milícias, partes da Guarda Revolucionária e 1 milhão ou 2 milhões acreditam nele. Mas temos uma classe média, grupos modernos e bem educados que não o apóiam e não votaram, para deslegitimar o regime.

O real líder é Ali Khamenei?

Sim, ele é o líder espiritual (o poder supremo). Pela Constituição, ele pode manipular as eleições, pois os candidatos passam pela sua aprovação.

Se Khamenei é o verdadeiro líder, qual o papel de Ahmadinejad?

O poder está nas mãos do líder espiritual. Khamenei controla o Judiciário e toda nova lei deve ser aprovada pelo Conselho de Guardiães (corpo de juristas e clérigos). O líder desse conselho (Khamenei) controla não apenas o Parlamento, mas todo o governo. Ele tem todo o poder nas mãos.

Os EUA podem invadir o Irã?

Sim, é possível. Creio que a situação está no limite. Os EUA dizem que se o país realmente quer produzir armas nucleares, haverá ataques aéreos.

O Irã não pode produzir energia nuclear para fins pacíficos?

Isso é ridículo. Temos a maior reserva de gás e a segunda maior de petróleo do mundo. Temos montanhas e vários rios e podemos produzir energia hidrelétrica. Por que ir atrás da energia nuclear?

O sr. ainda quer ser presidente?

Fui condenado em setembro a 6 anos de prisão no Irã. Mas quero, como ativista, mobilizar o povo para mudar o regime. Se tivéssemos uma eleição de verdade, eu concorreria.