Título: PF checará se Receita violou sigilo do caseiro
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/04/2006, Nacional, p. A12

A Justiça Federal autorizou ontem a Polícia Federal a pesquisar o banco de dados da Receita para verificar se alguém abriu o sigilo fiscal de Francenildo dos Santos Costa, o Nildo, que apontou o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci como freqüentador da mansão do lobby, em Brasília, onde eram realizadas festas e negociações.

A decisão foi tomada pela juíza Maria de Fátima Pessoa, da 10.ª Vara Criminal Federal. O Ministério Público Federal havia solicitado permissão para operação de busca e apreensão na Receita pois suspeita que os dados do caseiro também teriam sido devassados no órgão. A juíza não permitiu a missão requerida pela Procuradoria, mas concordou com a consulta aos cadastros. A perícia será realizada por técnicos da PF e por auditores do Fisco.

O delegado Rodrigo Carneiro Gomes, que preside o inquérito sobre a quebra do sigilo de Nildo, vai se reunir com os peritos para definir como será feito o trabalho. O delegado indiciou Palocci por quebra de sigilo bancário, violação do sigilo funcional, prevaricação e denunciação caluniosa. Também foram indiciados o ex-presidente da Caixa Jorge Mattoso e o jornalista Marcelo Netto, ex-assessor de Palocci. Eles negam os crimes.