Título: Berzoini vai coordenar campanha à reeleição
Autor: Leonencio Nossa, Vera Rosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/04/2006, Nacional, p. A5

O presidente do PT, Ricardo Berzoini, será anunciado coordenador da campanha do presidente Lula à reeleição no 13º Encontro Nacional do PT, no próximo fim de semana. A reunião lançará uma equipe de coordenação eleitoral do partido - na prática, a base do time que comandará a campanha. O anúncio será feito na tentativa de demonstrar que o ex-ministro e deputado cassado José Dirceu não tem delegação do PT para fazer articulações políticas, mesmo que em defesa de Lula.

"É uma forma positiva de mostrar que o PT tem coordenador à campanha presidencial", resumiu um ministro, mas sem desautorizar Dirceu.

"Dirceu tem todo o direito de conversar com as pessoas e expressar seus pontos de vista, mas não expressa as opiniões do PT", afirmou o presidente do partido, deputado Ricardo Berzoini (SP). No entanto, a movimentação do ex-chefe da Casa Civil, com o aval de Lula, causou mal-estar e ciumeira entre dirigentes petistas. Em conversas reservadas, eles dizem que Dirceu deveria ser mais discreto para não expor a legenda e o governo, já que sua situação é muito complicada - foi acusado pela Procuradoria da República de chefiar "quadrilha" montada para "perpetuar" o PT no poder.

A reação de Berzoini, segundo alguns integrantes do Diretório Nacional, foi dúbia. "Zé Dirceu avisou o presidente do PT das conversas que teria. Ele tem muitos contatos e está ajudando na costura com o PMDB", disse um interlocutor de Berzoini. Já o presidente do PT nega com veemência essa versão.