Título: Chávez é um 'sem-vergonha', acusa García, do Peru
Autor: Marina Guimarães
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/04/2006, Economia & Negócios, p. B8

O candidato à presidência do Peru Alan García criticou o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmando que ele não tem vergonha por condenar o acordo comercial entre o Peru e os Estados Unidos e ao mesmo tempo vender petróleo para os americanos. "Não seja sem-vergonha, o senhor pede aos peruanos e aos colombianos que não negociem com os EUA e 80% do comércio exterior de seu país é com os EUA, senhor Chávez", declarou García à rede CNP. Ele também criticou o presidente da Bolívia, Evo Morales, que segundo García, "faz muito mal em se aliar a Chávez porque o senhor Evo Morales não tem nem um barril de petróleo".

García, que presidiu o Peru de 1985 e 1990, continuou seus ataques."Os dois parecem meninos malcriados que estão levando o continente a um baixíssimo nível político."

A crise na América Latina vem se intensificando desde a semana passada, quando a Venezuela anunciou que saia da Comunidade Andina de Nações (CAN) por causa dos tratados comerciais dos EUA com o o Peru e com a Colômbia. A Bolívia também criticou os acordos.

"O senhor Chávez fala porque tem petróleo, é uma pessoa de escassos recursos políticos que ganhou uma loteria enorme que é o petróleo que a Venezuela tem", disse García.