Título: Prodi passa hoje por teste decisivo
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/04/2006, Internacional, p. A19

Se não conseguir eleger o presidente do Senado, líder da centro-esquerda terá dificuldades para governar

A coalizão de centro-esquerda de Romano Prodi, vencedora das eleições dos dias 9 e 10, enfrenta hoje um teste que deve definir seu futuro. O novo Parlamento (Câmara e Senado) toma posse e escolhe seus presidentes. Para tornar viável o governo, Prodi precisa controlar a presidência do Senado, onde dispõe de apenas duas cadeiras a mais que a coalizão conservadora do primeiro-ministro em exercício Sílvio Berlusconi -158 a 156. Na Câmara, o líder de centro-esquerda detém folgada maioria - 348 a 281 - e elegerá hoje presidente o comunista ortodoxo Fausto Bertinoti.

O braço de ferro entre Berlusconi e Prodi para controlar o Senado era apontado até às últimas horas de ontem pelos analistas como "jogo duro imprevisível". Prodi indicou para o cargo um político moderado de sua coligação, o ex-democrata-cristão Franco Marini. Berlusconi reagiu com hábil manobra. Propôs o também democrata-cristão Giulio Andreotti, 87 anos, sete vezes primeiro-ministro, senador vitalício ainda influente e notório conservador.

O regimento do Senado diz que, para presidir a mesa, o candidato deve obter pelo menos 162 votos em duas votações. Se em nenhuma delas conseguir isso, haverá uma terceira rodada. Vencerá, então, o mais votado. Como Câmara e Senado têm poderes idênticos, se Andreotti for eleito Prodi poderá ter dificuldade para aprovar o programa de governo. Passará na Câmara, mas poderá ser bloqueado no Senado. É o que Berlusconi pretende. Mas o senador Willer Bordon, aliado de Prodi, alertou: se isso ocorrer, a saída será convocar novas eleições para o Senado. Partidários de Prodi tentaram convencer Andreotti a desistir, prometendo-lhe cargos de alto escalão no governo. Mas ele permaneceu irredutível. Prodi, que participou das comemorações dos 61 anos da libertação do país do jugo nazi-fascista, não se deixou abater por esse cenário. "Estou confiante."