Título: "Prazo é para não corrermos nenhum tipo de risco"
Autor: Vânia Cristino
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/04/2006, Nacional, p. A14

Ele defende necessidade de prorrogar contrato com Gtech por 90 dias para que mudança de sistema não prejudique cidadãos

Joaquim Lima, diretor de Transferência de Benefícios da CaixaEntrevistaO diretor de Transferência de Benefícios da Caixa Econômica Federal, Joaquim Lima, é desde o segundo semestre do ano passado o responsável pelo processo que permitirá à instituição assumir os serviços prestados pela multinacional Gtech na área de loterias. Em entrevista ao Estado, ele explica os desafios do projeto e a necessidade de prorrogação do contrato com a empresa por mais três meses.

Por que mais 90 dias de prazo?

Para não corrermos nenhum tipo de risco. Até daria para fazemos toda a troca de um sistema para outro até 14 de maio, mas na pressa poderíamos sofrer algum tipo problema e o prejuízo poderia ser grande para a população, beneficiária do serviço.

Os jogos poderiam ser suspensos?

Não só os jogos, mas também as transações bancárias. Temos de pensar que, em pelo menos 2 mil municípios, a casa lotérica é a única opção do cidadão para fazer qualquer tipo de operação bancária, inclusive receber os benefícios sociais do governo. Temos de ser responsáveis.

Em que fase está o processo de transição?

Mais de 90% dos novos equipamentos já foram entregues às lojas lotéricas. Cerca de 10% delas, ou 857 unidades, já estão funcionando no novo sistema da Caixa. Mais 670 estão com os dois sistemas, operando com máquinas antigas da Gtech e novos equipamentos. Nas demais unidades, a troca entrou agora em velocidade de cruzeiro.

Que velocidade é essa?

Estamos com 200 equipes móveis em campo promovendo a mudança. Podemos colocar até 400 unidades lotéricas no novo sistema por dia, e com toda a segurança necessária. Antes de desligar um sistema, o outro é testado, e com suporte técnico para o parceiro lotérico. Todos eles já foram treinados, mas na hora de começar a mexer com as novas máquinas aparece todo tipo de dúvida.