Título: MP vai apresentar nova denúncia
Autor: Mariângela Gallucci, Eugênia Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/04/2006, Nacional, p. A5

Em novo relatório que encaminhará ao STF, procurador deve incluir entre os acusados o deputado José Mentor

O procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, deverá apresentar na próxima semana, no Supremo Tribunal Federal (STF), nova denúncia contra parlamentares acusados de envolvimento com o mensalão. O deputado José Mentor (PT-SP), que escapou na semana passada de ter o mandato cassado, deverá estar entre os acusados de participar do esquema de caixa 2 operado pelo empresário Marcos Valério. Mentor foi o 9º deputado acusado de envolvimento com o valerioduto salvo pela Câmara.

"Ele (o procurador) disse que as investigações prosseguem e na semana que vem pretende encaminhar novo relatório ao Supremo", contou o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), após o encontro com Souza. O deputado afirmou que o procurador deverá se reunir na próxima semana com o relator do inquérito no STF, ministro Joaquim Barbosa. Na reunião com integrantes e ex-integrantes do Conselho de Ética, Souza informou que, no inquérito sobre o mensalão, são investigadas cerca de 500 pessoas.

A CPI dos Correios descobriu que Mentor recebeu R$ 120 mil de empresas ligadas a Marcos Valério. O deputado alegou que o dinheiro foi fruto de serviços prestados ao empresário. No início da semana, a situação do petista voltou a se complicar. Um doleiro de São Paulo afirmou ao Ministério Público que pagou propina de R$ 300 mil a Mentor para que seu nome fosse retirado do relatório final da CPI do Banestado. O petista foi relator da CPI.

No dia 30 de março, Souza denunciou ao STF 40 pessoas, entre políticos e empresários, por envolvimento com o mensalão. Na denúncia, o procurador concluiu que o esquema do mensalão era operado por uma "sofisticada organização criminosa" comandada pelo PT. O procurador apontou o ex-ministro José Dirceu como " chefe do organograma delituoso" e três ex-dirigentes petistas - José Genoino, Delúbio Soares e Silvio Pereira - como integrantes do "núcleo principal da quadrilha".

O procurador denunciou 13 dos 19 parlamentares e ex-parlamentares apontados pela CPI dos Correios como beneficiários do valerioduto. Mentor não está nessa lista inicial. Foram denunciados José Janene (PP-PR), Pedro Corrêa (PP-PE), Pedro Henry (PP-MT), Valdemar Costa Neto (PL-SP), Carlos Rodrigues (PL-RJ), Roberto Jefferson (PTB-RJ), Romeu Queiroz (PTB-MG), José Borba (PMDB-PR), Paulo Rocha (PT-PA), João Magno (PT-MG), Professor Luizinho (PT-SP), João Paulo Cunha (PT-SP) e o ex-ministro José Dirceu (PT-SP).

Dos 19 envolvidos com o mensalão, só três foram cassados. Quatro renunciaram, nove foram absolvidos e falta o julgamento de três deputados, que também deverão escapar da cassação.

No encontro ontem com o procurador, os parlamentares expressaram inconformismo com as sucessivas absolvições. Alencar mostrou-se preocupado que outros acusados usem a mesma estratégia de Mentor. Ele observou que o deputado destacou em sua defesa que não estava entre os 40 denunciados ao STF.

Segundo Alencar, Souza deixou claro que as apurações continuam e Mentor é um dos investigados.